8ª EDIÇÃO

DONATIVO

5ª Edição
Doenças
Autoimunes
e Alergias

2017/18

Numa pessoa saudável o sistema imunitário reconhece de imediato as diferenças entre as células ‘boas’ e os componentes ‘maus’ que invadem o organismo (vírus, bactérias entre outros).

Doença Autoimune: o sistema imunitário não consegue fazer a distinção entre “células boas” ou “células más” e ataca o próprio organismo. Alguns exemplos são: Lúpus Eritematoso Sistémico, Psoríase, Doença de Crohn, Artrite Reumatoide, Doença Celíaca, Vítiligo, Esclerose Múltipla, Diabetes Tipo1, Miocardite, entre outras.

Alergias: o sistema imunitário ataca substâncias exteriores (alergénios) que são normalmente inofensivas. Os alergénios mais comuns são: Pelos de animais, Bolor, Ácaros, Pólenes, Alimentos, Medicamentos, Níquel, Picadas de insetos.

Doenças
Autoimunes

Sabia que...

• Existem mais de 100 doenças autoimunes, que envolvem qualquer órgão ou sistema do nosso organismo

• Estas doenças atingem três vezes mais mulheres que homens

• As doenças autoimunes são uma das 10 principais causas de morte nas mulheres com menos de 65 anos

• Estas doenças afetam mais de 100 mil pessoas em Portugal

• Os sintomas são variáveis de uma doença para outra e até dentro da mesma doença e podem ser enganadores uma vez que estas doenças afetam várias partes do corpo

• Os órgãos e tecidos frequentemente afectados pelas doenças autoimunes incluem as glândulas endócrinas (tais como a tiroide, pâncreas e suprarrenais), componentes do sangue (como os glóbulos vermelhos ou as plaquetas) e o tecido conjuntivo: pele, músculo e articulações

Alergias

Sabia que...

• As alergias afetam cerca de 25% da população mundial

• A Organização Mundial de Saúde classifica as alergias como uma das quatro doenças crónicas mais importantes do mundo

• As doenças autoimunes são uma das 10 principais causas de morte nas mulheres com menos de 65 anos

• Cerca de 20% dos pacientes com alergias vive com uma variante grave e muito debilitante desta doença apresentando um elevado risco de ataque de asma, choque anafilático ou mesmo morte devido a uma reação alérgica

• Em 2015 foram internadas em hospitais europeus 7 vezes mais pessoas do que em 2005 devido a reações alérgicas graves

• Os custos indiretos evitáveis da falta de tratamento adequado da alergia na UE são estimados entre 55 e 151 bilhões de euros por ano

• As alergias respiratórias duplicaram no espaço de vinte anos

• Em Portugal, as doenças respiratórias, muitas vezes relacionadas com alergias, são responsáveis por 15 milhões de baixas anuais, por 5 milhões de consultas e 1,8 milhões de idas às urgências

• A Organização Mundial da Saúde estima que há 300 milhões de pessoas com asma em todo o mundo e que chegará a 400 milhões até 2025. Por ano, ao nível mundial, morrem aproximadamente 250 mil pessoas prematuramente devido à asma; quase todas essas mortes são evitáveis

• A rinite alérgica é a forma mais comum de rinite não infecciosa, que afeta entre 10% e 30% de todos os adultos e até 40% das crianças.

Alergias

Quando as nossas
defesas são exageradas
ou ficam desorientadas

Desde tempos imemoriais que os humanos erguem muralhas defensivas e organizam hordas de exércitos para combater os inimigos invasores. Orientados por complexas cadeias de comando os soldados obedecem fielmente às ordens recebidas, sacrificando-se, com a própria vida se necessário, com um único propósito: vencer as batalhas e expulsar os agressores. Uma vez bem sucedidos, garantem a sobrevivência dos seus.


Ações e
Eventos

De Norte a Sul do país, e ilhas, estão a ser organizados muitos eventos pela Maratona da Saúde que incluem: caminhadas, corridas, espetáculos de dança, festas, jantares, jogos de futebol.

Todas estas ações têm em comum a angariação de donativos para combater as Doenças Autoimunes e as Alergias. Não importa o valor, importa o desafio, a criatividade e a vontade de vencer estas doenças.

Pense numa atividade e entre em contacto com a Maratona da Saúde:
Envie um e-mail para eventos@maratonadasaude.org

5º Dia Solidário na RTP dedicado às Doenças Autoimunes e Alergias

O quinto dia solidário da Maratona da Saúde decorreu no dia 13 de abril de 2018, sexta-feira, nos estúdios da RTP no Porto e em Lisboa. Foi um evento transmitido em direto para a RTP e RTP internacional durante a manhã, a tarde e a noite.


6 horas de emissão em direto dos estúdios RTP em Lisboa e Porto (10h00 às 13h00 e das 15h às 18h)

6 apresentadores: Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Hélder Reis, Tiago Goes Ferreira e Vanessa Oliveira

8 testemunhos de pacientes com Doenças Autoimunes e Alergias

5 entrevistas a médicos e cientistas

10 atuações musicais

56461 chamadas telefónicas de valor acrescentado

676 chamadas telefónicas para o call center

42 mil euros angariados pela sociedade civil

30 Voluntários envolvidos

Eventos
Solidários
na Escola

Dezembro de 2017 – Junho de 2018, Todo o país

Organiza um evento solidário pela Maratona da Saúde na tua Escola!

Junta colegas, professores e família e coloca a tua escola no pódio nacional dos eventos mais originais.

Cada € que angariares vai ajudar no combate às Doenças Autoimunes e Alergias!

Precisas de ideias?
Quiz, Venda de bolos, Torneio de xadrez, Jantares e Jogos solidários, Corridas e Caminhadas entre outros

Para mais informações sobre os eventos nas escolas enviar um email para eventos@maratonadasaude.org

Porquê?

• Incentivar ações de responsabilidade social na escola

• Representar a escola numa iniciativa de âmbito nacional

• Levar a escola ao mundo do espetáculo

Maratona da Saúde
no NOS Alive 2017

A Maratona da Saúde marcou novamente presença neste grande evento de música, arte e ciência. Esta edição dedicada às doenças autoimunes e alergias, os voluntários da Maratona da Saúde tiraram fotografias e fizeram jogos com os festivaleiros no recinto do festival.

Brinquedos
solidários
Science4you

1 de Dezembro 2017 – 1 de Junho de 2018, Lojas Science4you, Todo o país

A Maratona da Saúde e a Science4you renovam a sua parceria, nesta edição dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias, através de uma campanha solidária com os brinquedos “O Meu Primeiro Kit de Ciências” e “Super Kit de Ciências 6 em 1”. Por cada um destes brinquedos vendidos em todos os pontos de venda da Science4you 0,5 € será doado à Maratona da Saúde.


São Silvestre
de Braga e
cidade do Porto

17 e 30 de Dezembro 2017

A Runporto, empresa promotora das corridas São Silvestre de Braga e Cidade do Porto, cedeu novamente inscrições solidárias à Maratona da Saúde para estas emblemáticas provas. As corridas ou caminhadas, de 10 ou 5 km respetivamente, realizam-se nos próximos dias 17 e 30 de dezembro, em Braga e no Porto respetivamente.

Para participar nestas provas de uma forma solidária envie um email para
info@maratonadasaude.org


III Jantar de
Fados Solidário

7 de Dezembro 2017, Adega do Falhão, Caparide

Este é já o 3º Jantar de Fados Solidário na Adega do Falhão que reverte para a Maratona da Saúde..

Durante este evento, que tem como cabeça de cartaz a fadista Cristina Madeira, serão angariados fundos para apoiar a investigação biomédica na área das Doenças Autoimunes e Alergias.


Gala Solidária
da APEF

1 de Dezembro, ANF, Lisboa

A Gala Solidária da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) é uma noite solidária, num espaço partilhado por estudantes, antigos estudantes e distintos profissionais do setor, com o objetivo primordial de angariar fundos para uma causa nobre, que este ano será a Maratona da Saúde.


Parceiros

Sustentabilidade

Mecenas e Patrocinadores

Institucional

Prémios

O financiamento dos Prémios Maratona da Saúde para a Investigação em Doenças Cardiovasculares proveio de fundos angariados durante o espetáculo solidário, transmitido pela RTP, bem como de outros donativos obtidos em iniciativas realizadas pela Maratona da Saúde e de financiamentos de empresas, ao longo da edição.

Os Prémios Maratona da Saúde são atribuídos em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia que proporciona o apoio logístico necessário ao processo de candidatura, divulgação e distribuição pelo júri. Mais informação sobre os detalhes desta parceria pode ser consultada em www.maratonadasaude.pt ou www.fct.pt/apoios/premios/maratonadasaude/2017/index.phtml.pt

Prémios Doenças Autoimunes e Alergias

• Valor total dos prémios: 40 mil euros

• 30 candidaturas de cientistas de instituições de investigação portuguesas

• 2 cientistas financiados

• Cada premiado recebe 20 mil euros, a ser aplicado na área das Doenças Autoimunes e Alergias

Premiados

Com o apoio dos portugueses a Maratona da Saúde já financiou 11 cientistas de excelência à procura de novas soluções terapêuticas em Institutos de Investigação Portugueses, nas áreas do cancro, diabetes, doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares.

Philippe Pierre

Instituto de Biomedicina de Aveiro
O papel da ativação das células dendríticas em doenças autoimunes

As células dendríticas têm um duplo papel como sentinelas e como maestros da orquestra imune. Estas células localizam agentes infeciosos, ingerem-nos e libertam sinais que atraem para o local da infeção outras células defensoras do organismo. Após a ingestão de agentes patogénicos, as células dendríticas maturam e ativam outras células do sistema imune, responsáveis pela erradicação dos agentes patogénicos. Todo este processo é fundamental para controlar possíveis infeções mas quando descontrolado pode estar na génese de doenças autoimunes. A equipa do Dr. Philippe Pierre estuda fatores que influenciam a função das células dendríticas e quais são as principais moléculas intervenientes no processo. A identificação de novos alvos moleculares poderá possibilitar o controlo farmacológico da atividade das células dendríticas, e reduzir a hiperatividade do sistema imune associada a doenças autoimunes. Por outro lado, pode também melhorar a eficácia das células dendríticas na resposta imune contra doenças infeciosas e cancro. Este prémio Maratona da Saúde vai permitir estabelecer uma ligação molecular entre os mecanismos celulares de resposta ao stress e a produção de moléculas inflamatórias, através da análise de mutações encontradas em pacientes com lupus eritematoso sistémico ou com vasculopatia associada à STING com início na infância (SAVI), duas doenças autoimunes em que ocorre produção exagerada de moléculas inflamatórias.

Sónia Pereira

Instituto Politécnico de Leiria
CeliAct – Doença Celíaca: caracterizar para tratar

A Doença Celíaca é um modelo único de doença autoimune, por ser a única em que se conhece o seu “gatilho”, o glúten (presente no trigo, centeio, cevada e aveia), e também a única em que os doentes ficam totalmente assintomáticos se eliminarem por completo este “gatilho” das suas dietas (ou seja, eliminarem pão, massa, bolos, bolachas, etc.). Contudo, só 10% das pessoas com o gene para a doença a desenvolvem e, mais impressionante ainda, algumas pessoas geneticamente suscetíveis têm até anticorpos positivos para a doença mas não ficam doentes ao ingerirem glúten. Tais evidências sugerem que os microorganismos que habitam o nosso intestino (a microbiota intestinal) podem ter um papel muito relevante na doença. O projeto CeliAct pretende caracterizar a Doença Celíaca em Portugal, criar um biobanco de amostras de soro e fezes de doentes celíacos e seus familiares e estudar as porções imunogénicas do glúten, para contribuir para o futuro desenvolvimento de um tratamento que proteja os doentes celíacos do ataque errado do seu sistema imunitário quando estimulado pelo glúten.

Júri do concurso

Adam Byrne, Faculty of Medicine, National Heart & Lung Institute, UK
Andrea Doria, University of Padova, Italy
Anthony Weetman, University of Sheffield, UK
Ari Waisman, Institute of Molecular Biology, Germany
Benedetta Terziroli, Epatocentro Ticino, Lugano, Switzerland
Benedic Chambers, Karolinska Institute, Sweeden
Bernard Lauwerys, Cliniques Universitaires Saint-Luc, Brussels, Belgium
Camilla Virili, Sapienza University of Rome, Italy
Carl Goodyear, University of Glasgow, UK
Christian Schulz, Ludwig-Maximilians-Universität München, Germany
David Otaegui, Instituto Biodonostia, San Sebastian, Spain
Eyal Grunebaum, University of Toronto, Canada
Hans Carlsten, University of Gothenburg, Sahlgrenska Academy, Institute of Medicine, Sweden

Hans Lassmann, University of Vienna, Austria
Janneke N. Samsom, Erasmus University, Rotherdam, The Netherlands
John Curnow, University of Birmingham, UK
Kenneth Murphy, Department of Pathology and Immunology, Washington University, US
Laurence Morel, Immunology, and Laboratory Medicine, University of Florida, US
Marco Centanni, Sapienza University of Rome, Italy
Marcus Dorr, University Medicine Greifswald, Germany
Nicola Gagliani, University Medical Center Hamburg-Eppendorf, Hamburg, Germany
Peter Green, Columbia University, US
Richard Nicholas, Imperial College, Faculty of Medicine, Department of Medicine, UK
Santiago Quirce, Department of Allergy, Hospital La Paz Institute for Health Research, Madrid, Spain
Vadasz Zahava, Bnai Zion Medical Center, Haifa, Israel
Zoltan Szekanecz, University of Debrecen, Hungary

Media

Maratona da Saúde no NOS Alive 2018


A Maratona da Saúde, em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), vai estar presente no Festival NOS Alive pelo sexto ano consecutivo. Nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, a Maratona da Saúde participará no “Speed Dating” entre cientistas e festivaleiros, a decorrer no Stand do IGC no NOS Alive.

...

Não faltarão também as divertidas fotografias tiradas no recinto do festival, com quem quiser saber mais sobre a missão da Maratona da Saúde na sensibilização na área da saúde e na promoção da Investigação biomédica em Portugal.

A 6ª Edição da Maratona da Saúde tem como tema "Conhecer o Cancro" e pretende sensibilizar para o diagnóstico da doença e apoiar a investigação científica em Portugal nesta área, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica.

A Everything is New, promotora do NOS Alive, estabeleceu em 2008 uma inédita parceria de responsabilidade social com o Instituto Gulbenkian de Ciência e que tem sido reconhecida a nível internacional. Esta parceria, para além de promover uma aproximação da ciência e dos cientistas à sociedade civil através de um stand do IGC no festival, já permitiu financiar 16 jovens recém-licenciados através das Bolsas de Investigação científica NOS Alive-IGC que são atribuídas anualmente.

Informamos ainda que no cumprimento da Lei da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde recebeu, entre os dias 3 e 9 de julho de 2018, donativos no total de 379.84 € através de chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50 € + IVA) e de transferências bancárias e referências multibanco.


6ª Edição da Maratona da Saúde - Cancro


A nova edição da Maratona da Saúde, que irá decorrer de julho de 2018 a julho de 2019, será novamente dedicada ao tema do Cancro. Descubra mais ao descarregar a nossa nova brochura aqui.

...

Informamos que no cumprimento da Lei da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde recebeu, entre os dias 26 de junho e 2 de julho de 2018, donativos no total de 185.5 € através de chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50 € + IVA) e de transferências bancárias e referências multibanco.

Informamos ainda que a Maratona da Saúde angariou um total de 304.34 € durante o mês de junho de 2018.


Dermatite Atópica


A Maria e a Joana, mãe e filha, sofrem de Dermatite Atópica. Descubra mais sobre esta doença autoimune e sobre os seus sintomas neste vídeo.

...

Informamos ainda que no cumprimento da lei 18/99 de março a Maratona da Saúde recebeu, entre os dias 19 e 25 de junho de 2018, donativos no total de 140.31 Euros.

Este valor foi obtido através de chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA) e de transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


A Maratona da Saúde esteve presente na Marginal à Noite em Oeiras


A Maratona da Saúde participou no passado sábado na Marginal à Noite em Oeiras.

Muito obrigada à organização pelas 10 inscrições solidárias nesta emblemática prova e a todos os que correram e caminharam na Marginal à Noite pela Maratona da Saúde.

...

Os donativos angariados através desta iniciativa vão apoiar a investigação biomédica na área das doenças autoimunes e alergias em Portugal através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica.

Informamos ainda que no cumprimento da Lei da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde recebeu, entre os dias 12 e 18 de junho de 2018, donativos no total de 110 Euros através transferências bancárias.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é dedicada às Alergias e Doenças Autoimunes.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que...


A Gabriela teve de lidar com a Esclerose Múltipla primeiro como cuidadora e agora como paciente. Descubra a sua história.

...

No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 2 e 8 de junho de 2018 recebeu donativos no total de 5,34 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);

b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que...


A Organização Mundial da Saúde estima que existem cerca de 300 milhões de pessoas com asma em todo o mundo e que este número chegará a 400 milhões até 2025.

...

Informamos que a Maratona da Saúde angariou um total de 1423,56 Euros durante o mês de maio de 2018.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é dedicada às Alergias e Doenças Autoimunes.

A sua ajuda é a proteção de todos. Apoie a maratona da saúde!

Donativos:

760 20 60 90 (0,60€ +IVA – 0,50€ reverte para a Maratona da Saúde)

IBAN-PT 50 0035 0413 00044189 73073


Dia Mundial da Esclerose Múltipla


O Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se, anualmente, a 30 de maio. Esta é uma oportunidade de reunir a comunidade para a partilha de testemunhos e aumentar a consciencialização sobre esta doença autoimune. Em Portugal, a EM afeta cerca de oito mil pessoas, sendo duas vezes mais prevalente nas mulheres. Entre os sintomas estão a fadiga, dificuldades cognitivas e fraqueza muscular.

...

No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 26 de maio e 1 de junho de 2018 recebeu donativos no total de 3,5 Euros. Este valor foi obtido através de chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA).

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que...


Embora os cientistas ainda não saibam exatamente a razão que leva o nosso corpo a produzir um ataque contra si próprio, sabe-se que algumas bactérias e vírus, o stress, as hormonas, e alguns fármacos podem ser fatores desencadeantes de doenças autoimunes, como o Lúpus, a Psoríase ou a Esclerose Múltipla, em pessoas que já tenham essa predisposição genética.

...

No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 19 e 25 de maio de 2018 recebeu donativos no total de 19.97 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);
b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que...


A Organização Mundial de Saúde classifica as alergias como uma das quatro doenças crónicas mais importantes do mundo!

...

No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 12 e 18 de maio de 2018 recebeu donativos no total de 65.32 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);
b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que...


As mulheres têm mais predisposição para desenvolverem doenças autoimunes do que os homens. Por exemplo, no caso do Lúpus e da Doença de Graves (Hipertiroidismo) as mulheres são entre 8 a 10 vezes mais afetadas do que os homens.

...

No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 5 e 11 de maio de 2018 recebeu donativos no total de 1132.89 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);
b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que o seu animal de estimação pode sofrer de doença autoimune?


Sabia que o seu cão pode ter lúpus? Ou que o seu gato pode sofrer de hipertiroidismo? O médico veterinário Ricardo Ribas explica tudo sobre doenças autoimunes nos nossos animais de estimação.

...

O sistema imunitário é, em condições normais e saudáveis, o agente responsável pela defesa de infecções e doenças, protegendo o organismo de ataques exteriores vindos de bactérias, vírus e outras substâncias tóxicas. No entanto, o sistema imunitário nem sempre funciona corretamente, podendo, inclusive, atacar as células saudáveis do corpo: a esta patologia dá-se o nome de doença autoimune. A sociedade está cada vez mais consciencializada acerca do tema, no entanto, são poucos aqueles que sabem que os animais de estimação podem, tal como nós, sofrer de doenças autoimunes.

Sabemos que, apesar dos motivos pelos quais este tipo de doença ocorre serem desconhecidos, elementos genéticos e ambientais são influenciadores para a crescente prevalência destas patologias. No mundo animal, caso exista, por exemplo, uma condição de hipertiroidismo (onde é atacada a tiróide, o órgão responsável pela regulação do metabolismo), o dono poderá decifrar sintomas como a preguiça, a apatia e indiferença, bem como o ganho de peso. Em termos físicos, o animal poderá apresentar também sintomas como o atrofio dos músculos da cabeça e focinho, aparentando tristeza.

O Dr. Ricardo Ribas, médico veterinário e doutorado em ciências veterinárias, aponta também a anemia hemolítica como outra doença autoimune que poderá afetar animais saudáveis, sendo que, neste caso, as próprias células do sangue são destruídas pelo sistema imunitário, levando o animal a apresentar sintomas como cansaço intenso, gengivas pálidas e letargia. Fémeas da raça Cães-de-Água ou Cocker Spaniel são geralmente mais susceptíveis à doença.

Também distúrbios como a Miastenia Grave, que afetam a pele, levam o seu animal de estimação a apresentar perda de peso, fraqueza e fadiga anormal, bem como o lúpus que apresenta sintomas como artrite, perda de apetite e de peso e aumento de temperatura. Raças como o Pator-Alemão e os gatos siameses são mais predispostos a sofrer de Lúpus.

Em suma, as doenças autoimunes não são inerentes exclusivamente ao ser humano, podendo chegar a animais como cães e gatos, cavalos, bovinos e porcos. É essencial o incentivo à investigação científica, descobrindo estratégias de prevenção para humanos e animais, bem como a consciencialização dos donos para este tipo de doenças, de modo a detetar, prevenir e ajudar no tratamento adequado aos seus animais de estimação.


Nota Informativa
7 maio 2018


No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2018 recebeu donativos no total de 10418.96 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

...

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);
b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Sabia que...


As doenças autoimunes são um grupo de mais de 100 doenças que têm em comum o facto de o sistema imunitário ficar desorientado e começar a atacar o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger.Entre estas doenças contam-se o Lúpus, a Artrite Reumatoide, a Diabetes tipo1, a Psoríase, a Esclerose Múltipla e a Doença de Crohn.

...

Informamos que a Maratona da Saúde angariou um total de 19 754,34 Euros durante o mês de abril de 2018.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é dedicada às Alergias e Doenças Autoimunes

A sua ajuda é a proteção de todos. Apoie a maratona da saúde!

Donativos:

760 20 60 90 (0,60€ +IVA – 0,50€ reverte para a Maratona da Saúde)

IBAN-PT 50 0035 0413 00044189 73073


Nota Informativa
30 abril 2018


No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 14 e 20 de abril de 2018 recebeu donativos no total de 1144.46 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

...

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);
b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Maratona da Saúde angariou mais de 40 000 euros


O dia mais solidário do ano, que teve lugar na passada sexta-feira, na RTP, conseguiu angariar cerca de 40 000 euros para apoiar, financiar e desenvolver a investigação científica em Portugal.

...

A 5ª edição da Maratona da Saúde, dedicada às Doenças Auto-imunes e Alergias, conta com um balanço bastante positivo graças aos donativos de todos os Portugueses que quiserem juntar-se a esta iniciativa.

Apelando e sensibilizando a sociedade civil sobre temas de saúde e ciência, esta iniciativa pretende contribuir, ano após ano, para os avanços científicos dentro da área e apoiar a investigação biomédica de excelência em Portugal.

As edições passadas foram dedicadas a temas como Cancro, Diabetes, Doenças Neurodegenerativas e Doenças Cardiovasculares, financiando mais de 11 cientistas e contando com o apoio e colaboração de mais de 100 investigadores, médicos e outros profissionais de saúde.

Apesar do Dia Solidário ter terminado, ainda é possível juntar-se a esta iniciativa através do seu donativo.

No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 14 e 20 de abril de 2018 recebeu donativos no total de 6933.96 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);

Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Nota Informativa
16 abril 2018


No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 7 e 12 de abril de 2018 recebeu donativos no total de 100.5 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

...

a) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);
b) Transferências bancárias e referências multibanco.

A 5ª Edição da Maratona da Saúde é Dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias.

A sua ajuda faz a diferença.

Apoie a Maratona da Saúde

Ligue 760 20 60 90 (0,5 € +IVA)

IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73


Está a chegar o Dia mais Solidário do Ano!


A 5ª edição da Maratona da Saúde será dedicada às Doenças Auto-imunes e Alergias. Aliando o entretenimento à informação sobre temas de saúde e ciência, esta iniciativa pretende sensibilizar e informar a sociedade civil sobre os avanços científicos na área da saúde e apoiar a investigação biomédica de excelência em Portugal.

...

Os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica que são atribuídos anualmente em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia pretendem financiar cientistas que trabalham em instituições portuguesas nas várias áreas da saúde. As passadas edições foram dedicadas a temas como Cancro, Diabetes, Doenças Neurodegenerativas e Doenças Cardiovasculares, e financiaram mais de 11 cientistas.

Mas o que faz falta em Portugal para que iniciativas como a Maratona da Saúde tenham sucesso? Maria João Leão, uma das diretoras executivas desta iniciativa, explica que "o sucesso das iniciativas como a Maratona da Saúde noutros países como França, Itália ou Catalunha (Espanha), prende-se com o facto de serem desenvolvidas com regularidade há mais de 30 anos, tendo já sido criado o hábito da comunidade fazer donativos para esta causa anualmente. Por outro lado, os fundos angariado nesses países já permitiram financiar e desenvolver investigação científica que possibilitou o desenvolvimento de tratamentos inovadores para várias doenças, com grande impacto na qualidade de vida de alguns doentes, o que demonstra o sucesso e a utilidade pública deste formato". Acrescenta ainda que "em Portugal, os principais desafios da Maratona da Saúde têm sido criar conteúdos informativos e de sensibilização na área da saúde e diversificar os meios de divulgação, permitindo que a mensagem de esperança chegue a mais pessoas, utilizando formatos mais imediatos e atuais como SMS ou Aplicações móveis".

Os vencedores da edição passada já foram revelados. Inês Falcão Pires, com o projeto "Remodelagem reversa: estudo de um processo de recuperação cardíaca em mulheres grávidas", que pretende estudar um grupo de mulheres grávidas saudáveis no período do periparto, a fim de compreender o processo de recuperação cardíaca em doentes cardiovasculares. Uma vez que a insuficiência cardíaca é uma das principais causas de morte em todo o mundo, este projeto tenciona desvendar potenciais biomarcadores de prognóstico da doença.

Outro projeto vencedor foi o do Professor Dr. José Delgado Alves, intitulado "Influência do colesterol HDL na regulação da resposta imunitária e na activação de linfócitos T". Sendo que as HDL são as lipoproteínas plasmáticas responsáveis pela remoção do colesterol em excesso nas células e sua eliminação, este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de fármacos para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, através do estudo sobre os efeitos do colesterol HDL na modulação do sistema imunitário humano.

Sofia Rodrigues, também diretora executiva da iniciativa, afirma que "a parceria com a RTP tem construído um caminho de sucesso e contribuído significativamente para o aumento de informação sobre saúde e investigação biomédica na estação pública nacional, derivado dos conteúdos já produzidos nas 4 edições anteriores". Acrescenta ainda que "estes conteúdos contaram até à data com a participação de mais de 100 médicos, investigadores e outros profissionais de saúde, e cerca de 25 casos de vida que sensibilizaram e promoveram o aumento do conhecimento sobre os vários temas abordados".

A 5ª edição da Maratona da Saúde acontece já na próxima sexta feira, dia 13 de abril.


Nota Informativa
2 Abril 2018

2 Abril, 2018 | by Maria João Leão


No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 24 e 30 de março de 2018 recebeu donativos no total de 98.5 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

...

1) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);

2) Transferências bancárias e referências multibanco.


Nota Informativa
26 Março 2018

26 Março, 2018 | by Maria João Leão


No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 17 e 23 de março de 2018 recebeu donativos no total de 114 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

...

1) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);

2) Transferências bancárias e referências multibanco.


Nota Informativa
19 Março 2018

19 Março, 2018 | by Maria João Leão


No cumprimento da lei 18/99 de março, a Maratona da Saúde informa que entre os dias 10 e 16 de março de 2018 recebeu donativos no total de 63 Euros. Este valor foi obtido através das seguintes formas:

...

1) Chamadas telefónicas de valor acrescentado, cuja linha é atribuída pela Meo Comunicações e o respetivo número é o 760 20 60 90 (custo da chamada 0,50€ + IVA);

2) Transferências bancárias e referências multibanco.


JUNTE-SE
A NÓS!

NOTÍCIAS

BROCHURA

NEWSLETTER

Rua da Quinta Grande, n.º 6
2780-156 Oeiras - Portugal

(+351) 214 464 677
(+351) 214 464 657

Política de privacidade

Criado e Desenvolvido por Creative Minds.   Copyright © 2019 Maratona da Saúde.   Todos os direitos reservados.