2017/18
Numa pessoa saudável o sistema imunitário reconhece de imediato as diferenças entre as células ‘boas’ e os componentes ‘maus’ que invadem o organismo (vírus, bactérias entre outros).
Doença Autoimune: o sistema imunitário não consegue fazer a distinção entre “células boas” ou “células más” e ataca o próprio organismo. Alguns exemplos são: Lúpus Eritematoso Sistémico, Psoríase, Doença de Crohn, Artrite Reumatoide, Doença Celíaca, Vítiligo, Esclerose Múltipla, Diabetes Tipo1, Miocardite, entre outras.
Alergias: o sistema imunitário ataca substâncias exteriores (alergénios) que são normalmente inofensivas. Os alergénios mais comuns são: Pelos de animais, Bolor, Ácaros, Pólenes, Alimentos, Medicamentos, Níquel, Picadas de insetos.
• Existem mais de 100 doenças autoimunes, que envolvem qualquer órgão ou sistema do nosso organismo
• Estas doenças atingem três vezes mais mulheres que homens
• As doenças autoimunes são uma das 10 principais causas de morte nas mulheres com menos de 65 anos
• Estas doenças afetam mais de 100 mil pessoas em Portugal
• Os sintomas são variáveis de uma doença para outra e até dentro da mesma doença e podem ser enganadores uma vez que estas doenças afetam várias partes do corpo
• Os órgãos e tecidos frequentemente afectados pelas doenças autoimunes incluem as glândulas endócrinas (tais como a tiroide, pâncreas e suprarrenais), componentes do sangue (como os glóbulos vermelhos ou as plaquetas) e o tecido conjuntivo: pele, músculo e articulações
• As alergias afetam cerca de 25% da população mundial
• A Organização Mundial de Saúde classifica as alergias como uma das quatro doenças crónicas mais importantes do mundo
• As doenças autoimunes são uma das 10 principais causas de morte nas mulheres com menos de 65 anos
• Cerca de 20% dos pacientes com alergias vive com uma variante grave e muito debilitante desta doença apresentando um elevado risco de ataque de asma, choque anafilático ou mesmo morte devido a uma reação alérgica
• Em 2015 foram internadas em hospitais europeus 7 vezes mais pessoas do que em 2005 devido a reações alérgicas graves
• Os custos indiretos evitáveis da falta de tratamento adequado da alergia na UE são estimados entre 55 e 151 bilhões de euros por ano
• As alergias respiratórias duplicaram no espaço de vinte anos
• Em Portugal, as doenças respiratórias, muitas vezes relacionadas com alergias, são responsáveis por 15 milhões de baixas anuais, por 5 milhões de consultas e 1,8 milhões de idas às urgências
• A Organização Mundial da Saúde estima que há 300 milhões de pessoas com asma em todo o mundo e que chegará a 400 milhões até 2025. Por ano, ao nível mundial, morrem aproximadamente 250 mil pessoas prematuramente devido à asma; quase todas essas mortes são evitáveis
• A rinite alérgica é a forma mais comum de rinite não infecciosa, que afeta entre 10% e 30% de todos os adultos e até 40% das crianças.
Desde tempos imemoriais que os humanos erguem muralhas defensivas e organizam hordas de exércitos para combater os inimigos invasores. Orientados por complexas cadeias de comando os soldados obedecem fielmente às ordens recebidas, sacrificando-se, com a própria vida se necessário, com um único propósito: vencer as batalhas e expulsar os agressores. Uma vez bem sucedidos, garantem a sobrevivência dos seus.
De Norte a Sul do país, e ilhas, estão a ser organizados muitos eventos pela Maratona da Saúde que incluem: caminhadas, corridas, espetáculos de dança, festas, jantares, jogos de futebol.
Todas estas ações têm em comum a angariação de donativos para combater as Doenças Autoimunes e as Alergias. Não importa o valor, importa o desafio, a criatividade e a vontade de vencer estas doenças.
Pense numa atividade e entre em contacto com a
Maratona da Saúde:
Envie um e-mail para eventos@maratonadasaude.org
O quinto dia solidário da Maratona da Saúde decorreu no dia 13 de abril de 2018, sexta-feira, nos estúdios da RTP no Porto e em Lisboa. Foi um evento transmitido em direto para a RTP e RTP internacional durante a manhã, a tarde e a noite.
6 horas de emissão em direto dos estúdios RTP em Lisboa e Porto (10h00 às 13h00 e das 15h às 18h)
6 apresentadores: Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Hélder Reis, Tiago Goes Ferreira e Vanessa Oliveira
8 testemunhos de pacientes com Doenças Autoimunes e Alergias
5 entrevistas a médicos e cientistas
10 atuações musicais
56461 chamadas telefónicas de valor acrescentado
676 chamadas telefónicas para o call center
42 mil euros angariados pela sociedade civil
30 Voluntários envolvidos
Dezembro de 2017 – Junho de 2018, Todo o país
Organiza um evento solidário pela Maratona da Saúde na tua Escola!
Junta colegas, professores e família e coloca a tua escola no pódio nacional dos eventos mais originais.
Cada € que angariares vai ajudar no combate às Doenças Autoimunes e Alergias!
Precisas de ideias?
Quiz, Venda de bolos, Torneio de xadrez, Jantares e
Jogos solidários, Corridas e Caminhadas entre outros
Para mais informações sobre os eventos nas escolas enviar um email para eventos@maratonadasaude.org
• Incentivar ações de responsabilidade social na escola
• Representar a escola numa iniciativa de âmbito nacional
• Levar a escola ao mundo do espetáculo
A Maratona da Saúde marcou novamente presença neste grande evento de música, arte e ciência. Esta edição dedicada às doenças autoimunes e alergias, os voluntários da Maratona da Saúde tiraram fotografias e fizeram jogos com os festivaleiros no recinto do festival.
1 de Dezembro 2017 – 1 de Junho de 2018, Lojas Science4you, Todo o país
A Maratona da Saúde e a Science4you renovam a sua parceria, nesta edição dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias, através de uma campanha solidária com os brinquedos “O Meu Primeiro Kit de Ciências” e “Super Kit de Ciências 6 em 1”. Por cada um destes brinquedos vendidos em todos os pontos de venda da Science4you 0,5 € será doado à Maratona da Saúde.
17 e 30 de Dezembro 2017
A Runporto, empresa promotora das corridas São Silvestre de Braga e Cidade do Porto, cedeu novamente inscrições solidárias à Maratona da Saúde para estas emblemáticas provas. As corridas ou caminhadas, de 10 ou 5 km respetivamente, realizam-se nos próximos dias 17 e 30 de dezembro, em Braga e no Porto respetivamente.
Para participar nestas provas de uma
forma solidária envie um email para
info@maratonadasaude.org
7 de Dezembro 2017, Adega do Falhão, Caparide
Este é já o 3º Jantar de Fados Solidário na Adega do Falhão que reverte para a Maratona da Saúde..
Durante este evento, que tem como cabeça de cartaz a fadista Cristina Madeira, serão angariados fundos para apoiar a investigação biomédica na área das Doenças Autoimunes e Alergias.
1 de Dezembro, ANF, Lisboa
A Gala Solidária da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) é uma noite solidária, num espaço partilhado por estudantes, antigos estudantes e distintos profissionais do setor, com o objetivo primordial de angariar fundos para uma causa nobre, que este ano será a Maratona da Saúde.
O financiamento dos Prémios Maratona da Saúde para a Investigação em Doenças Cardiovasculares proveio de fundos angariados durante o espetáculo solidário, transmitido pela RTP, bem como de outros donativos obtidos em iniciativas realizadas pela Maratona da Saúde e de financiamentos de empresas, ao longo da edição.
Os Prémios Maratona da Saúde são atribuídos em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia que proporciona o apoio logístico necessário ao processo de candidatura, divulgação e distribuição pelo júri. Mais informação sobre os detalhes desta parceria pode ser consultada em www.maratonadasaude.pt ou www.fct.pt/apoios/premios/maratonadasaude/2017/index.phtml.pt
• Valor total dos prémios: 40 mil euros
• 30 candidaturas de cientistas de instituições de investigação portuguesas
• 2 cientistas financiados
• Cada premiado recebe 20 mil euros, a ser aplicado na área das Doenças Autoimunes e Alergias
Com o apoio dos portugueses a Maratona da Saúde já financiou 11 cientistas de excelência à procura de novas soluções terapêuticas em Institutos de Investigação Portugueses, nas áreas do cancro, diabetes, doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares.
As células dendríticas têm um duplo papel como sentinelas e como maestros da orquestra imune. Estas células localizam agentes infeciosos, ingerem-nos e libertam sinais que atraem para o local da infeção outras células defensoras do organismo. Após a ingestão de agentes patogénicos, as células dendríticas maturam e ativam outras células do sistema imune, responsáveis pela erradicação dos agentes patogénicos. Todo este processo é fundamental para controlar possíveis infeções mas quando descontrolado pode estar na génese de doenças autoimunes. A equipa do Dr. Philippe Pierre estuda fatores que influenciam a função das células dendríticas e quais são as principais moléculas intervenientes no processo. A identificação de novos alvos moleculares poderá possibilitar o controlo farmacológico da atividade das células dendríticas, e reduzir a hiperatividade do sistema imune associada a doenças autoimunes. Por outro lado, pode também melhorar a eficácia das células dendríticas na resposta imune contra doenças infeciosas e cancro. Este prémio Maratona da Saúde vai permitir estabelecer uma ligação molecular entre os mecanismos celulares de resposta ao stress e a produção de moléculas inflamatórias, através da análise de mutações encontradas em pacientes com lupus eritematoso sistémico ou com vasculopatia associada à STING com início na infância (SAVI), duas doenças autoimunes em que ocorre produção exagerada de moléculas inflamatórias.
A Doença Celíaca é um modelo único de doença autoimune, por ser a única em que se conhece o seu “gatilho”, o glúten (presente no trigo, centeio, cevada e aveia), e também a única em que os doentes ficam totalmente assintomáticos se eliminarem por completo este “gatilho” das suas dietas (ou seja, eliminarem pão, massa, bolos, bolachas, etc.). Contudo, só 10% das pessoas com o gene para a doença a desenvolvem e, mais impressionante ainda, algumas pessoas geneticamente suscetíveis têm até anticorpos positivos para a doença mas não ficam doentes ao ingerirem glúten. Tais evidências sugerem que os microorganismos que habitam o nosso intestino (a microbiota intestinal) podem ter um papel muito relevante na doença. O projeto CeliAct pretende caracterizar a Doença Celíaca em Portugal, criar um biobanco de amostras de soro e fezes de doentes celíacos e seus familiares e estudar as porções imunogénicas do glúten, para contribuir para o futuro desenvolvimento de um tratamento que proteja os doentes celíacos do ataque errado do seu sistema imunitário quando estimulado pelo glúten.
Adam Byrne, Faculty of Medicine, National Heart & Lung Institute, UK
Andrea Doria, University of Padova, Italy
Anthony Weetman, University of Sheffield, UK
Ari Waisman, Institute of Molecular Biology, Germany
Benedetta Terziroli, Epatocentro Ticino, Lugano, Switzerland
Benedic Chambers, Karolinska Institute, Sweeden
Bernard Lauwerys, Cliniques Universitaires Saint-Luc, Brussels, Belgium
Camilla Virili, Sapienza University of Rome, Italy
Carl Goodyear, University of Glasgow, UK
Christian Schulz, Ludwig-Maximilians-Universität München, Germany
David Otaegui, Instituto Biodonostia, San Sebastian, Spain
Eyal Grunebaum, University of Toronto, Canada
Hans Carlsten, University of Gothenburg, Sahlgrenska Academy, Institute of Medicine, Sweden
Hans Lassmann, University of Vienna, Austria
Janneke N. Samsom, Erasmus University, Rotherdam, The Netherlands
John Curnow, University of Birmingham, UK
Kenneth Murphy, Department of Pathology and Immunology, Washington University, US
Laurence Morel, Immunology, and Laboratory Medicine, University of Florida, US
Marco Centanni, Sapienza University of Rome, Italy
Marcus Dorr, University Medicine Greifswald, Germany
Nicola Gagliani, University Medical Center Hamburg-Eppendorf, Hamburg, Germany
Peter Green, Columbia University, US
Richard Nicholas, Imperial College, Faculty of Medicine, Department of Medicine, UK
Santiago Quirce, Department of Allergy, Hospital La Paz Institute for Health Research, Madrid, Spain
Vadasz Zahava, Bnai Zion Medical Center, Haifa, Israel
Zoltan Szekanecz, University of Debrecen, Hungary
760 20 60 90
(custo da chamada: 0,60€ + IVA)Rua da Quinta Grande, n.º 6
2780-156 Oeiras - Portugal
info@maratonadasaude.org
(+351) 214 464 677
(+351) 214 464 657
Política de privacidade
A Maratona da Saúde Associação, (adiante, Maratona da Saúde), com o NIPC 510432530 e sede na Rua da Quinta Grande, 6, 2780-156 Oeiras, é uma associação sem fins lucrativos que tem como principais objetivos a sensibilização e a angariação de fundos para a investigação científica na área da saúde desenvolvida em Portugal, disponibilizando para o efeito o website (www.maratonadasaude.pt) aos seus visitantes (adiante UTILIZADORES).
A Maratona da Saúde está empenhada em proteger a privacidade dos UTILIZADORES do website e dos contactos obtidos através de iniciativas da Maratona da Saúde, tendo para o efeito elaborado a presente Política de Privacidade com o objetivo de dar a conhecer o seu compromisso e respeito para com as regras relativas à privacidade e à proteção de dados pessoais que recolhe e trata em respeito com a legislação de proteção de dados pessoais.
ACONSELHA-SE A LEITURA DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA CONHECER E ACEITAR AS CONDIÇÕES EM QUE DISPONIBILIZA OS SEUS DADOS PESSOAIS E AUTORIZA A SUA RECOLHA, USO E DIVULGAÇÃO DOS MESMOS DE ACORDO COM AS REGRAS AQUI DEFINIDAS.
A presente Política de Privacidade aplica-se exclusivamente à recolha e tratamento de dados pessoais que é efetuada pela Maratona da Saúde para efeitos informativos, permitindo desse modo que a utilização do website e o envio de informações para os contactos, obtidos através de iniciativas da Maratona da Saúde, recorra de forma expedita e sem transtornos.
Por dados pessoais deve ser entendida a informação, de qualquer natureza e suporte, incluindo-se o som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.
É considerada como identificável uma pessoa que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.
A Maratona da Saúde é a entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados pessoais dos UTILIZADORES, decidindo as categorias de dados recolhidos, qual o tratamento dos mesmos e as finalidades para que são utilizados.
A Maratona da Saúde poderá recolher os seguintes dados (a) nome, (b) email, (c) telefone, e, (IP), apenas e após ter obtido o seu consentimento, sendo tratados em conformidade com a legislação, nomeadamente através do armazenamento em base de dados devidamente seguras e protegidas, não sendo, em situação alguma, utilizados para outra finalidade que não seja aquela para a qual foi obtido o consentimento.
"Cookies" são pequenos pedaços de informações que podem ajudar a identificar o seu
browser e que podem armazenar informações, por exemplo, configurações e preferências do
UTILIZADOR.
Poderão ser armazenados “cookies” no seu dispositivo para personalizar e facilitar ao
máximo a navegação do UTILIZADOR, não fornecendo esses mesmos cookies referências ou
dados pessoais do UTILIZADOR, podendo ser utilizados para solução de problemas,
estatísticas, garantia de qualidade, e para monitorar a segurança do sistema.
Com exceção dos “cookies” especificamente necessários ao desempenho do website, o
armazenamento de outros “cookies” dependerá sempre da aceitação e consentimento do
UTILIZADOR, podendo esse consentimento ser retirado a todo o tempo através de
ferramentas específicas do browser.
O Utilizador poderá configurar o seu navegador para que notifique e rejeite a instalação
de “cookies”, reconhecendo desde já que tal comportamento poderá afetar o normal
funcionamento do website.
O website utiliza o serviço Google Analytics, cujos cookies e política de privacidade
podem ser consultados em:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage#gajs
e https://www.google.com/intl/pt-PT/policies/
Os dados pessoais recolhidos pela Maratona da Saúde destinam-se à gestão das relações
comerciais com os UTILIZADORES, incluindo-se aqui a ações de informação, sensibilização
e de marketing dos serviços da Maratona da Saúde.
Os dados pessoais identificados não serão utilizados para nenhuma outra finalidade que
não a indicada sem obter o seu consentimento prévio, informado e expresso.
A Maratona da Saúde armazena e conserva os dados num servidor seguro e de acesso condicionado, até que seja solicitada a sua remoção.
O UTILIZADOR poderá retificar, eliminar, atualizar e/ou modificar os seus dados a qualquer momento através do endereço de correio electrónico info@maratonadasaude.org, solicitando essa retificação, atualização e/ou modificação dos seus dados, a qual lhe será comunicada por correio eletrónico assim que seja efetuada.
A Lei de Proteção de Dados garante ao UTILIZADOR, o direito de acesso aos seus dados pessoais, a todo o tempo, bem como o direito de oposição à utilização dos dados facultados, devendo para tal, enviar pedido por escrito através do endereço de correio electrónico info@maratonadasaude.org.
A Maratona da Saúde garante a segurança dos dados pessoais disponibilizados através da adoção de diversas medidas de segurança, de caráter técnico e organizativo, para proteção dos dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado bem como, contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
A Maratona da Saúde não cederá os seus dados a outras entidades, sem o seu consentimento
prévio e expresso.
A Maratona da Saúde poderá ainda transmitir dados a terceiros no âmbito de
investigações, inquéritos e processos judiciais e/ou administrativos ou de natureza
semelhante, desde que para tal seja devidamente ordenada por ordem judicial nesse
sentido.
A Maratona da Saúde reserva-se no direito de reajustar ou alterar a presente Política de Privacidade, a qualquer momento, sendo essas alterações publicitadas.
O UTILIZADOR DECLARA TER LIDO E ENTENDIDO A PRESENTE POLÍTICA, CONSENTINDO NO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS CONFORME EXPOSTO.
1. Os dados pessoais recolhidos (nome, email) serão utilizados unicamente para o envio de Newsletters da Maratona da Saúde após obtermos o seu consentimento prévio e expresso.
2. A Maratona da Saúde Associação, adiante Maratona da Saúde, com o NIPC 510432530 e sede na Rua da Quinta Grande, 6, 2780-156 Oeiras, é a responsável pelo tratamento.
3. O dado pessoal "email" é de preenchimento obrigatório, pelo que sem este dado não poderemos realizar o seu pedido.
4. Os restantes dados (nome) permitem-nos identificar o utilizados.
5. Os dados em questão não serão utilizados para nenhuma outra finalidade, sendo conservados pela Maratona da Saúde durante 2 (dois) anos.
6. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email info@maratonadasaude.org, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente.
7. Quando nos envia os seus dados pessoais, estes serão protegidos através de protocolos de segurança adequados às comunicações via internet.
8. A Maratona da Saúde apenas comunicará os dados identificados ao(s) seu(s) prestador(es) de serviços para a finalidade descrita.
9. Quando nos envia os seus dados pessoais, estes sendo conservados num servidor seguro.
10. Poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento.
11. Não iremos utilizar os seus dados para outras finalidades sem o seu consentimento prévio e expresso.
12. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados através do email info@maratonadasaude.org.